GESTÃO DO CONHECIMENTO

Home / Gestão do Conhecimento

 

Partindo do princípio de que um conhecimento só é compartilhado a partir da interpretação da informação e que por inúmeras situações podem se perder ou se extinguir pela falta de comunicação e organização, é que se torna fundamental a utilização da intranet como forma colaborativa na gestão do conhecimento.

 

A gestão do conhecimento está associada tradicionalmente ao compartilhamento, aprendizagem, autonomia e abertura às ideias e inovações, dentre outras.

 

Quando executada uma tarefa e seus processos internos, o colaborador de uma empresa aprende a melhor forma e diversas alternativas para realizá-la. Assim como seus colaboradores, as empresas também precisam difundir o que aprendem, para construir um repertório de soluções e melhores práticas, pois isso auxilia na gestão do negócio e fomenta a inovação.

 

Grandes empresas adotam esse tipo de gestão, já que para elas é mais vantajoso ter essas informações/conhecimentos compartilhadas e debatidas, por todos os profissionais, do que correr o risco desse conhecimento ir embora junto com o único colaborador que a detém no caso dele sair da empresa, por exemplo.

 

Para tornar o conhecimento compartilhado é necessária uma plataforma por onde essas informações possam circular, mas não estamos falando de uma intranet tão somente: é preciso criar meios que façam as pessoas se sentirem à vontade no ambiente de trabalho e usarem os canais destinados a oferecer sugestões e ideias, compartilhar assuntos, conhecimentos, experiências, entendimentos, integração e principalmente saber o que a empresa oferece e o que quer de seus colaboradores. 

 

As organizações, de um modo geral, precisam convencer seus colaboradores a utilizarem essas ferramentas e mostrar que a troca de informação não é apenas um benefício para empresa, mas também para a carreira do próprio colaborador.

 

Uma das estratégias para o conhecimento fluir, é montar um banco de dados detalhando os processos e soluções de uma tarefa, assim sempre que surgir uma dúvida qualquer a pessoa poderá recorrer a essas informações. Independente da forma, o gestor deve assegurar duas coisas: que os colaboradores assimilem as informações trocadas e que a organização mantenha armazenado todo o conhecimento obtido.

 

Com essas práticas e mantendo um diálogo ativo, a empresa como sai beneficiada, já que todos os setores enriquecerão com a troca compartilhada de informações.

 

Outras Soluções

Software

Soluções completas com perfeito sincronismo entre as atividades empresariais. Aumento da eficiência na tomada de decisões.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

A gestão do conhecimento está associada tradicionalmente ao compartilhamento, aprendizagem, autonomia e abertura às ideias e inovações, dentre outras.

Consultoria

Promover o desenvolvimento de métodos, processos organizacionais e de operação, através de técnicas e de metodologias aplicadas às empresas e seus departamentos.

CONECTIVIDADE

Para tornar o conhecimento compartilhado são necessárias  plataformas por onde essas informações possam circular criando-se meios que façam as pessoas se sentirem à vontade e usarem os canais destinados a integração.

Mercantil E SERVIÇOS

Conheça uma linha de produtos e serviços que foram selecionados criteriosamente por trazerem vantagens reais para os nossos parceiros de negócios.

Consultoria


Anos de pesquisas, práticas especializadas em diversos segmentos e um grande conhecimento em metodologias, recursos humanos e tecnologia de informação, consolidaram uma base de conhecimento que possibilitou o desenvolvimento de nossas consultorias.