EXPERT CONSULTING

Gestão de custos, rentabilidade e performance

  • Exatidão dos custos, melhores preços, a introdução de novas linhas, uma excelente prestação de serviços no atendimento ao cliente, produção / estoque adequados, coesão no Mix de produtos e processos racionalizados são condições essenciais para enfrentar um mercado cada vez mais exigente.

    Os desafios impostos pelas constantes mudanças do mercado, ou mesmo aquelas originadas dentro da própria empresa, dificultam a busca dessas exigências:


  • Quais produtos, serviços, canais e clientes devem-se manter?

  • Quais devem ser otimizados ou em alguns casos descontinuados?

  • Como otimizar a rentabilidade?

  • Como, efetivamente, reduzir custos e otimizar a performance?

  • Como detalhadamente os custos diretos e principalmente os indiretos estão sendo alocados para os produtos, clientes, serviços e canais de distribuição? Através de quais atividades e quais processos?

  • Quais deles deverão ser priorizados para detalhamento e redesenho?

  • Há capacidade de aumentar em (x)% a produção ou novas linhas de produtos para revenda, de um determinado item ou a venda de um determinado serviço, em uma época do ano? Quanto isso irá custar, detalhadamente?

  • Por que há prejuízo para atender determinado cliente ou região de venda? Isso está relacionado aos produtos que ele adquire, aos termos da negociação, aos serviços que são requeridos ou ainda, à demanda de esforços internos para atendê-lo?

  • Qual o custo e quantidades de pessoas envolvidas em processos de apoio versus processos core?

  • A Estrutura organizacional está coesa? Atende a todos os processos e atividades?

  • As políticas de rateio, apropriações das despesas e custos estão corretas?

  • Onde estão os gargalos?

  • Qual o impacto da ociosidade no custo total de um produto? Se reduzirmos a ociosidade em (x)% qual o aumento em nossa lucratividade? Qual o impacto da ociosidade no custo total de um produto? Qual o aumento em nossa lucratividade? Qual o impacto da ociosidade no custo total de um produto?


Nem sempre uma tomada de decisão pode levar a resultados favoráveis, se apenas tiver foco em aumentar as vendas.

 

“A empresa poderá obter mais lucro reduzindo os custos gerados por falhas operacionais ou de sua administração, aumentando ou não suas vendas. Isso pode ser realizado sem contratar ninguém, sem construir nenhum edifício e sem desenvolver novos clientes. O importante é saber que existe dinheiro escondido por toda a organização, desperdiçado por custos desnecessários ou repetitivos, ou ainda, custos gerados por excesso ou falta de controles.”

 

Base de Conhecimento:

 

Anos de pesquisas, práticas especializadas em diversos segmentos e um grande conhecimento em metodologias e tecnologia de informação, consolidaram uma base de conhecimento que possibilitou o desenvolvimento desta consultoria.

 

Metodologia:

 

Método ABC/M. Fundamentado em métodos e estudos científicos praticados por grandes empresas de consultorias do mercado nacional e internacional.

Essa metodologia é uma técnica onde os custos e despesas são alocados para as Atividades e Processos desempenhados pela companhia e destes últimos para os diversos produtos, clientes, serviços, canais e mercados.

A alocação de custos é feita por meio de critérios cuidadosamente estudados e chamados de direcionadores, respeitando uma relação de causa e efeito entre fontes e destinos.

 

Tecnologias:

 

Utiliza ferramentas de Business Intelligence  e My ABC/M 

 

Modelagem

 

Recursos: São realizados levantamentos e análises dos recursos (técnicos e humanos) alocados em cada área / setor da empresa. São feitos estudos detalhados sobre: Cargos e respectivas funções; Equipamentos, instalações e sistemas;

Nessa fase, também, se faz um estudo sobre o modelo do plano de contas da empresa.

 

Atividades: São feitos os levantamentos e análises sobre os processos e atividades que norteiam o funcionamento da empresa. É feita uma análise de cada atividade identificando sua participação dentro de cada processo. É também verificado o tempo de execução de cada atividade para a realização de um determinado processo. Tempo de ociosidade, processos repetitivos, desnecessários ou com gargalos, são detectados. Nessa fase também são identificadas as atividades de valor agregado e não agregado.

 

Objetos de custos: São identificados quais são os objetos de custos fins (produtos, linhas de produtos, regiões de vendas, mercado, canais de distribuição, etc.). E realizado um estudo detalhado sobre a estrutura de produtos e seus respectivos níveis de hierarquia.

 

Políticas e diretrizes: Análise, identificação e compliance das políticas e diretrizes que influenciam a operação e gestão da empresa, tais como: Políticas e diretrizes comerciais, financeiras, marketing, contábeis e etc.

 

Importação e/ou digitação de dados: Poderão ser importados os dados da base da empresa e/ou a digitação de dados necessários a alimentação das ferramentas.

 


Criação dos modelos de negócios e visões:

 

  • Gráficos
  • Relatórios
  • Cockpit

Operação, flexibilidade de análises dinâmicas e precisas, múltiplos cenários, identificação de fatores críticos, sinais vitais, ranking, acompanhamento de metas e outros inúmeros tipos de análises, propiciam a necessária agilidade decisória para condução dos negócios.

 

Medição evolutiva:

 

Durante o trabalho, serão levantadas diversas informações de cunho estratégico que serão trabalhados durante todo o processo de consultoria, objetivando no final, um demonstrativo claro da eficiência. São inseridas medidas de performance para acompanhar esforços de melhoria.

 

Benefícios:

 

  • Obtenção de métricas e medidas de desempenho para gestão do negócio;

  • Maior embasamento para futuras negociações;

  • Possibilidade real de redução de custos e otimização da rentabilidade;

  • Simulações de cenários de negócios minimizando os níveis de riscos;

  • Análise da ociosidade para aumentar a eficiência dos processos;

  • Subsídios suficientes para identificar áreas de melhoria e tomada de decisão;

  • Entendimento mais acurado e preciso dos processos que afetam o negócio;

  • Conjunto de indicadores de performance capaz de medir a eficiência e a eficácia da empresa sob aspectos produtivo, comercial e financeiro;
  • Disponibilização on-line das informações;

  • Apuração da rentabilidade por produtos/serviços, clientes, canais, unidades e etc.;

  • Obtenção de subsídios suficientes para traçar planos de ação e melhorar os resultados corporativos;

  • Obtenção de informações para o estabelecimento de um melhor mix de produtos e serviços.

 

CONCLUSÃO:

 

Estabelecer um conjunto de indicadores de performance capaz de medir a eficiência e a eficácia da empresa é fator preponderante aos aspectos produtivo, comercial, financeiro e societário.

 

Tornar os processos eficazes, produzindo os resultados desejados e tornar os processos eficientes, minimizando o uso dos recursos é sem duvida o maior desafio buscado pelas empresas.

 

É muito comum encontrar, nas empresas, uma quantidade representativa de “custos causados” que por vezes acaba até superando a quantidade de “custos incorridos” e como consequência diminui, consideravelmente, a rentabilidade.

 

É comum os “custos causados” serem originários de atividades feitas do jeito certo e não por atividades feitas corretamente.

 

Através do aperfeiçoamento dos processos empresariais pode-se eliminar desperdícios e reduzir custos, implicando profundas melhorias de desempenho nas empresas: Por meio da equipe do Expert Consulting, esse contexto, dentre outros, será identificado, diagnosticado e serão sugeridas melhorias adequadas.

 

Os resultados aparecem logo no início de nossos trabalhos possibilitando uma excelente gestão de custos, apuração exata da rentabilidade, obtenção e projeções de resultados.


Outras Soluções

Software

Soluções completas com perfeito sincronismo entre as atividades empresariais. Aumento da eficiência na tomada de decisões.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

A gestão do conhecimento está associada tradicionalmente ao compartilhamento, aprendizagem, autonomia e abertura às ideias e inovações, dentre outras.

Consultoria

Promover o desenvolvimento de métodos, processos organizacionais e de operação, através de técnicas e de metodologias aplicadas às empresas e seus departamentos.

CONECTIVIDADE

Para tornar o conhecimento compartilhado são necessárias  plataformas por onde essas informações possam circular criando-se meios que façam as pessoas se sentirem à vontade e usarem os canais destinados a integração.

Mercantil E SERVIÇOS

Conheça uma linha de produtos e serviços que foram selecionados criteriosamente por trazerem vantagens reais para os nossos parceiros de negócios.