Consultoria ORGANIZACIONAL

Projeto de Consultoria Organizacional

  • Esta consultoria fundamenta-se em identificar, sugerir, implantar, acompanhar e auditar os processos operacionais praticados pela empresa, objetivando conhecer e racionalizar os custos operacionais, maximizar os resultados através da agilização e do aumento na qualidade dos serviços prestados e aumentar a eficiência e a eficácia dos organismos necessários à preparação da empresa na obtenção de certificados de qualificação organizacional.



Etapas do Projeto

Etapa 1.

 

1.2     Levantamento de Informações:

 

Identificar através de entrevistas e acompanhamento das atividades exercidas pelos funcionários e colaboradores, os processos operacionais existentes, considerando:

 

  • Políticas e diretrizes que regem a empresa;
  • Infraestrutura;
  • Estrutura organizacional;
  • Processos e rotinas existentes;
  • Parametrização das informações;
  • Outros.

1.2     Formatação dos Levantamentos:

 

Após o levantamento de informações, faz-se necessário formata-las de maneira lógica e de fácil compreensão, para análise e diagnóstico, identificando as necessidades de normas, metodologias, fluxos operacionais, ferramentas de análise, qualidade e quantidade de recursos entre outros, buscando:

 

  • Adequação e readequação das áreas;
  • Desenho e redesenho de processos;
  • Análise de fluxos operacionais e apresentação de propostas;
  • Manual de Organização, Normas e Metodologias;
  • Alinhamento estratégico com as políticas e diretrizes ;
  • Planejamento e cronograma dos trabalhos;
  • Acompanhamento com a diretoria.

 

Etapa 2.

 

2.1    Apresentação das Proposta de Melhorias:

 

Com relação aos levantamentos efetuados, serão sugeridas e apresentadas propostas, contendo fluxos, gráficos e informações relevantes que norteiam a empresa/setor/departamento. 

 

2.2    Elaboração dos documentos:

 

laborar o Manual da Organização, metodologias, normas e procedimentos, mapear processos, verificar documentação necessária, elaborar documentos de controle e gerenciar registros.

Durante as atividades acima mencionadas, algumas necessidades podem estar relacionadas à ferramenta de controle e gerenciamento das operações, sendo assim, todas essas necessidades serão especificadas e pontuadas por nível de prioridades junto aos envolvidos e após isso, discutidas e aprazadas. Ao término do desenvolvimento, as mesmas serão homologadas junto aos usuários e implementadas conforme cronograma de atividades.

 

2.3     Aprovação da Proposta:

 

Toda e qualquer proposta de mudança, deverá passar por um comitê de avaliação e aprovação. Somente nessa condição, as mudanças passarão a vigorar.

 

2.4     Aplicação das Decisões:

 

Todas as sugestões avaliadas e aprovadas em reunião pelos envolvidos serão executadas conforme os prazos previamente mencionados na proposta de melhorias. Caso haja algum impedimento na aplicação das mudanças o consultor responsável, buscará alternativas junto aos envolvidos.

 

2.5     Implementações:


  • Mapeamento dos processos e suas interações;
  • Implementação dos manuais, políticas, diretrizes, normas e procedimentos, metodologias e rotinas;
  • Controle de Documentos;
  • Controle de Registros;
  • Auditoria Interna;
  • Ação Corretiva;
  • Ação Preventiva.

2.6   Treinamento dos colaboradores

 

Treinamento em atendimento aos processos, rotinas, manuais de Organização, de conduta e comportamento.

 

Etapa 3.

 

3.1     Acompanhamento dos Resultados:

 

Toda e qualquer mudança, sejam elas de ordem operacional ou de gestão, serão constantemente avaliadas, identificando-se e apresentando-se os resultados e conquistas alcançados com a implantação da referida mudança.

 

3.2     Manutenção e/ou Correção de Conduta:

 

Existem casos aplicados que devem passar por uma revisão, visto os resultados alcançados durante ou após a implementação das mudanças. Com isso, recomenda-se reavaliar a decisão e, se necessário for, corrigir a rota e buscar os resultados necessários. Caso isso ocorra, será necessário retornar ao item 3(três), onde o consultor apresentará ao comitê a nova proposta de mudança.

 

3.3     Auditoria das normas e procedimentos:

 

Após as implementações é fundamental avaliá-las posteriormente, e concluir que a mudança foi mesmo para melhor, que a empresa está mais produtiva, coesa em suas operações e obteve um desempenho superior. 

Não obstante faz-se necessária uma auditoria constante para garantir a manutenção e prevalência das normas e procedimentos implantados, com o objetivo das mesmas não caírem em descrédito, esquecimento, ou adequações aos interesses particulares e não da coletividade.


Outras Soluções

Software

Soluções completas com perfeito sincronismo entre as atividades empresariais. Aumento da eficiência na tomada de decisões.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

A gestão do conhecimento está associada tradicionalmente ao compartilhamento, aprendizagem, autonomia e abertura às ideias e inovações, dentre outras.

Consultoria

Promover o desenvolvimento de métodos, processos organizacionais e de operação, através de técnicas e de metodologias aplicadas às empresas e seus departamentos.

CONECTIVIDADE

Para tornar o conhecimento compartilhado são necessárias  plataformas por onde essas informações possam circular criando-se meios que façam as pessoas se sentirem à vontade e usarem os canais destinados a integração.

Mercantil E SERVIÇOS

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